Resumo crítico Cidadania no Brasil, o longo caminho
Introdução:
“Cidadania no Brasil, o longo caminho”, do historiador e sociólogo mineiro, José Murilo de Carvalho. Resumo crítico do 1º capítulo da obra.
O livro ‘Cidadania no Brasil, o longo caminho’ é uma tese escrita por José Murilo de Carvalho e tem porfinalidade instruir todos os que se interessarem na leitura sobre a cidadania e seus conceitos no Brasil. O autor apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre tema, com sua teoriabem definida. Caracteriza-se pela defesa de uma ideia e questiona o assunto por meio de argumentos, fatos, dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.
Capítulo I: Primeiros passos (1822-1930)
Capítulo I: Primeiros passos (1822 – 1930)
Nesse trabalho, objetiva-se fazer uma avaliação crítica da obra de Murilo de Carvalho e, concomitantemente, desenvolver apartir dos pontos levantados pelo autor alguns questionamentos que liguem a descrição (majoritariamente histórica) trazida na obra a questões atuais ou mesmo a assuntos pouco questionados no textooriginal, relacionando-o com a Teoria Geral do Estado e com outras obras que mostrarem-se convenientes ao longo do estudo.
O esforço de reconstrução, melhor dito, de construção da democracia no Brasil ganhou ímpeto após o fim da ditadura militar, em 1985. Uma das marcasdesse esforço é a voga que assumiu a palavra cidadania. Políticos, jornalistas, intelectuais, líderes sindicais, dirigentes de associações, simples cidadãos, todos a adotaram. A cidadania,literalmente, caiu na boca do povo. Mais ainda, ela substituiu o próprio povo na retórica política. Não se diz mais "o povo quer isto ou aquilo", diz-se "a cidadania quer". Cidadania virou gente. No auge doentusiasmo cívico, chamamos a Constituição de 1988 de Constituição Cidadã. No primeiro capítulo o autor analisa a condição da cidadania dos brasileiros desde a