cICLOS
Os ciclos econômico, operacional e financeiro servem para mensurar o tempo em que são desenvolvidas as atividades da empresa, direcionando no melhor controle e gerência das operações, permitindo ter uma visão panorâmica das entradas e saídas de recursos, que fluirão no curto, médio e longo prazo.
O importante é sempre buscar as melhores alternativas que resultem em ciclos reduzidos, proporcionando o aumento do giro do negócio, resultando em maior retorno sobre o investimento.
Ciclo Operacional - Período entre a data da compra até o recebimento de cliente, em caso da empresa trabalhar somente com vendas á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico.
Ciclo Financeiro – Períodos entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.
Caso Creditudo
É nítido que os ciclos operacional e financeiro estão descasados.
Do momento 0 (assinatura da proposta) até a liberação dos créditos aos tomadores, demoram 15 dias e após 30 dias recebem o primeiro pagamento, fazendo uma operação imoral. Além de terem prazos maiores que os praticados no mercado, a Creditudo necessita de recursos da empresa Zappin em seu fluxo de caixa.
Eles não possuem uma politica de análise de crédito e de análise de riscos, pois o índice de inadimplência aumentou e o último informado foi de 13,15%, consideravelmente alto.
A solução para esta situação se daria com:
- a implantação da análise de crédito e riscos;
- diminuição do ciclo operacional (sendo entre a proposta assinada e a liberação do crédito D +1.
- PMR até 60 meses (= prática do mercado).