Ciclos
As substâncias são continuamente transformadas durante a composição e a decomposição da matéria orgânica, dentro da biosfera e estas substancias são recicláveis.
A circulação na natureza de substâncias essenciais para a manutenção e reprodução dos organismos vivos ocorre por meio dos principais ciclos que são os do carbono, sendo átomos de carbono que se incorporam em compostos orgânicos por meio da fotossíntese (absorvido na forma de nitratos por plantas comidas por animais, produzindo excreção de nitrato, o qual volta ao solo), da água (evaporação, à chuva, e assim por diante), do oxigênio, nitrogênio e fósforo.
Os caminhos percorridos de forma cíclica entre o meio abiótico e o biótico pela água e pelos elementos químicos carbono, oxigênio e nitrogênio constituem os ciclos biogeoquímicos.
Definição de CICLOS BIOGEOQUIMICOS
São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. A água, o carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da Terra.
Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.
Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
Os ciclos estão intimamente relacionados com processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Como exemplo, pode-se lembrar que um modesto conhecimento sobre o ciclo geológico (aqui referido como um conjunto dos processos responsáveis pela formação e destruição dos materiais da Terra, subdividido em: ciclo hidrológico e ciclo das rochas) é valioso para o conhecimento e compreensão de nosso ambiente, que é intimamente relacionado aos processos físicos, químicos e biológicos. Por exemplo, para avaliar o impacto ambiental de um material