Relatório sobre filme estamira
1. Qual aspecto do documentário que mais chamou sua atenção? Por quê?
R: O aspecto que mais me chamou a atenção foi à questão da falta de fé de Estamira, pois não era apenas uma idéia de não acreditar mais em Deus, mas ter raiva Dele, xingando-o e falando palavras pesadas relacionadas à religião. No decorrer do documentário percebemos que essa raiva vem do seu sofrimento com o tempo e percebe-se que ela o culpa por ter criado os homens, que são os culpados, de acordo com ela, do seu sofrimento.
2. A partir de suas leituras, participação nas aulas e no serviço de saúde mental, faça sua hipótese diagnóstica sobre Estamira. Justifique sua resposta. Você pode fazer a hipótese diagnóstica baseada na psicanálise ou na psiquiatria (CID-10).
R: Estamira apresenta um quadro psicótico de evolução crônica, com alucinação auditiva e visual, pois ocorre em certas partes do documentário alguns sintomas, como quando ela esta no aterro sanitário e do nada pergunta se estão ouvindo a mesma coisa que ela, que seriam vozes militares, pois ela fala em números e ao terminar fala por câmbio e depois começa a falar em outra língua, como se fosse alemão. Outro sintoma seria o visual, como quando ela esta na cozinha de casa e fala ter visto algo e de repente ela cruza os braços sobre o rosto, como que afugentando a alucinação visual. Para Freud (1924), as psicoses são distúrbios resultantes de conflitos entre Ego e realidade (mundo externo), refletem o fracasso no funcionamento do Ego em permanecer leal à sua dependência do mundo externo e tentar silenciar o Id frente a uma frustração da não realização de um daqueles desejos de infância “invencíveis” e profundamente enraizados na organização filogeneticamente. Ainda segundo Freud (1924[1923]), numa psicose existe a predominância do Id e a perda presente da realidade. O afastamento do Ego da