Ciclo vital
Desenvolvimento Físico e Motor
A Criança nesta etapa caminha com mais segurança, possui movimentos mais rápidos e sua força física aumenta, embora o crescimento diminua. As brincadeiras tornam-se mais desafiadoras, de modo que possam medir sua força e compará-la com a dos outros.
Com o desenvolvimento das habilidades atléticas, a criança possui melhor condicionamento físico para praticar atividades que exijam mais agilidade, tais como: pular corda, pique-esconde, futebol, amarelinha, etc. Também estão mais vulneráveis às doenças de aspecto respiratório. Porém, a saúde na Terceira Infância é identificada como a melhor dentro de todo o Ciclo Vital.
O Sexto ano é caracterizado por estar dentro de uma fase transição: começam a cair os dentes de lente e a romper os primeiros molares permanentes.
Desenvolvimento Cognitivo
A Criança demonstra interesse pelo conhecimento, portanto, as habilidades que envolvem lógicas e memória são destaques, pois o processamento da informação é mais rápido. Sua lógica se torna mais concreta, colocando a criança mais perceptível e vulnerável às noções de realidade. Maior facilidade para a resolução de atividades matemáticas e noções de tempo e espaço são identificados também.
Desenvolvimento Emocional e Psicossocial
Durante esta fase da infância, esta torna-se mais rebelde, impetuosa e tempestiva.
É possível observar este fato através das brincadeiras mais agressivas, tais como: lutas, saltos, corridas, chutes e perseguição acompanhados de risos e gritos.
O Autoconceito destaca-se, por este motivo a criança tende a comparar-se com aqueles que fazem parte do seu convívio social, geralmente com aqueles que são “populares” em seu meio. Esta é uma fase importante, pois irá definir se a criança será mais introvertida ou não, influenciando em sua autoestima, reprimida pelo que acredita não possuir a capacidade de realizar. A malícia para diferenciar o bem e o mal, o certo