Ciclo Vital
A psicologia do desenvolvimento é um ramo da psicologia que se preocupa em responder como e por que as capacidades dos indivíduos vão se diferenciando ao longo da vida. Focaliza seus estudos nas mudanças e nas consistências (continuidades), na universalidade e na individualidade. Busca um entendimento sistemático da sequência de mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e seus desdobramentos ao longo do ciclo vital.
O que é ciclo vital?
Estudar o ciclo vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois. Sugere também que cada fase tem sua importância, características e valores especiais.
UNIDADE I
Estudar os slides que foram apresentados na sala de aula e enviado para o e-mail da turma.
Estudar a atividade 1 – sobre a criança de 0-2 anos.
UNIDADE II
A CRIANÇA DE 2 A 6 ANOS
A criança de 2 a 6 anos é incrivelmente ativa e surpreendente. Atrai a atenção dos adultos com suas novas habilidades e perguntas inusitadas. Vive em um mundo onde fantasia e realidade se confundem.
Segundo Jean Piaget (1967), a criança de 2 a 6 anos desenvolve o pensamento pré-operatório. Para o autor, o aparecimento da função simbólica (capacidade de empregar símbolos e signos que substituem as coisas, observada na linguagem, no jogo simbólico, na imitação indireta ou representativa) traz modificações na conduta afetiva e intelectual da criança.
Com o ingresso no período pré-operatório, a criança consegue formar conceitos e categorias. Há também a emergência de memória episódica, em seguida, aos 3-4 anos, tem início a memória autobiográfica. Aos quatro anos, a maioria das crianças faz cálculos pictóricos, envolvendo números inteiros. No final dessa fase, pode-se observar que a codificação, generalização e construção de estratégias se tornam mais eficientes.
Considerando ainda o desenvolvimento cognitivo, crianças entre 4