Ciclo Vital
Estudar o ciclo vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois. Sugere também que cada fase tem sua importância, características e valores especiais.
Nesta disciplina, o desenvolvimento humano está dividido em fases, as quais se encontram especificadas ao longo deste material. Cabe destacar que tais fases são recorrentes nas bibliografias dessa área do conhecimento e entende-se que cada um dos períodos tem acontecimentos e tarefas desenvolvimentais características, embora seja importante lembrar que se trata de uma divisão didática e que, por vezes, a análise do desenvolvimento de um determinado indivíduo não corresponde exatamente à descrição do período.
Além dessa organização pela cronologia, serão destacados em cada unidade de estudo, os vários aspectos do desenvolvimento, a saber, físico-motor, cognitivo e psicossocial. No entanto, é importante que fique claro que o desenvolvimento de cada um desses aspectos afeta os demais, ou seja, estão imbricados.
Cabe ressaltar também que, embora o desenvolvimento seja inerente à própria condição humana, a delimitação dessa área para estudo é inter-relacionada com fatores sociais e históricos.
Até o século XVII, as crianças não eram vistas como qualitativamente diferentes dos adultos, eram consideradas “adultos em miniaturas”, menores, mais fracas e menos inteligentes (ARIÈS, 1978); a adolescência não era compreendida até o início do século XX como um estágio do desenvolvimento com características próprias, diferentes dos outros períodos. A figura a seguir apresenta um quadro com a pintura de crianças e adolescentes com vestimentas de adultos, confirmando a ausência da noção de desenvolvimento mencionada.
Portanto, uma série de fatores sociais, econômicos, culturais possibilita a construção de uma determinada forma de se descrever e