Ciclo PDCA
Este trabalho tem como objetivo apresentar o Ciclo PDCA que se trata de um método para a melhoria e qualidade de processos nas organizações, bem como suas fases e a sua importância nas empresas.
2. Desenvolvimento
O ciclo PDCA é a sigla das palavras em inglês plan, do, check e action que significam, respectivamente: planejar, agir, checar e corrigir. Foi criado foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart e se tornou muito conhecido no mundo todo por William Edward Deming, também conhecido como o “guru do gerenciamento da qualidade”, motivo pelo qual após a década de 50 o ciclo começou a ser conhecido como Ciclo Deming.
É um método estratégico com quatro passos usado para melhoria e controle de qualidade das atividades da organização.
É constituído por quatro fases:
Plan(planejamento): consiste em esclarecer quais são os objetivos (baseados nas diretrizes e estrutura da empresa), quais as formas e meios que serão utilizadas e o método que será utilizado para alcança-los.
Do(agir): esta é a fase que se deve executar todas as etapas do planejamento feito, treinamento dos envolvidos no processo e coleta de dados para análise.
Check(checar): é a análise dos resultados obtidos e dados coletados para verificar se o processo está correspondendo com o planejado a partir dos resultados obtidos e coleta de dados, e encontrar possíveis falhas e desvios no processo a serem cor
Action(ação): é o momento de corrigir as falhas e desvios encontrados na fase anterior para que sejam atingidos os objetivos e concluído o processo com êxito. Além da correção deve-se ocorrer ações preventivas sobre as falhas e problemas encontrados a fim de evitar que se repitam, buscando sempre melhoria e qualidade nos processos e na organização.
Na imagem abaixo o ciclo é ilustrado:
O ciclo PDCA tem grande importância nas organizações pois pode ser usado para melhoria de dos processos através de suas quatro etapas que compreendem cada um como um todo, de forma