Ciclo PDCA
O PDCA é, provavelmente, o mais conhecido conceito da gestão da qualidade. Mesmo pessoas leigas costumam conhecer as quatro etapas básicas que ficaram famosas depois que ele foi introduzido no Japão e daí ganhou o mundo. Com mais de 70 anos, o ciclo PDCA possui muita história e variáveis que acentuam sua importância, através de seus elementos que o inspiraram há muito mais de setenta anos atrás. Teve como idealizadorWalter Shewart, engenheiro americano, e que foi o introdutor do controle estatístico para o controle da qualidade e tendo como divulgadorWillian Deming, quem efetivamente o aplicou o ciclo PDCA
DEFINIÇÃO
O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento e uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todoque tem foco na melhoria contínua.Embora seja bastante utilizado e referenciado na literatura, é possível observar que o PDCA é, ora chamado de conceito, ora de modelo, ora de método, ora de técnica. Mas o que seria ele de fato?
Os modelos são padrões criados, a partir de algum critério restritivo;
Já a técnica é uma ferramenta, um artifício para a consecução de um propósito parcial e temporário
O método, possui várias definições segundo a ótica utilizada.
Os conceitos, por si, são abstrações ou construções lógicas elaboradas pelo cientista para captar um fato ou fenômeno
Assim, embora essa seja uma discussão meramente epistemológica , é complexo denominar o PDCA como sendo um método, pois trata-se de um conceito, sobre os quais os métodos e modelos são derivados.
OBJETIVO
Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.
O seu estágio inicial é o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é