O Terminal
O filme mostra a dificuldade de comunicação. O terminal mostrar a situação vivida por Viktor Navarosk ao viajar para Nova York chegando ao aeroporto GFK ele é retido pelo departamento de segurança não podendo entrar no país ao retornar a Krakozhia (seu pais de origem), pois enquanto viajava este sofreu um golpe de estado e as fronteiras foram fechadas; seu passaporte se tornou invalido. Havia falta de entendimento entre Viktor e senhor Franklin o diretor. Somente ao ouvir o hino de seu país e viu na televisão entendeu por meio das imagens de Krakozhia estava em guerra . A comunicação possui seis componentes, emissor, interlocutor, canal, referente, mensagem e código. O diretor do aeroporto tenta de todas as formas se livrar desse problema. O imigrante indesejável entretanto a comunicação fica difícil e as tentativas sempre inúteis principalmente comparadas as questões culturais, educacionais de conduta ética e patriotismo.
O tempo passa e Viktor supera os obstáculos e se torna querido por todos no aeroporto, só não consegue conquistar Dixon, que ver Viktor como um problema por causa de uma promoção que almeja na organização que trabalha.
Ao fim de nove meses morando no aeroporto a guerra chega ao fim e Viktor consegue realizar a promessa que fez ao seu pai, o autógrafo de um conceituado musico de jazz. E com isso seu objetivo foi alcançado ele retorna ao seu país.
Esse filme nos da uma lição de vida, antes de irmos para outro país nos precisamos saber qual é o tipo que cada pais tenha adotado com relação aos estrangeiros que irão receber, devemos ter conhecimento da legislação vigente nesse determinado país e com isso evitar tantas humilhações, sofrimentos sem necessidades.