Ciclo logístico da indústria farmacêutica
Nome: Raquel Goulart dos Santos Turma de logística/manhã
Ciclo Logístico da Indústria Farmacêutica
Central de Abastecimento Farmacêutico: unidade que tem por finalidade manter e abastecer de modo dinâmico os estoques de materiais (medicamentos) com qualidade e quantidades adequadas, economicamente desejáveis no momento oportuno.
Ciclo: Seleção; programação; aquisição; armazenamento e distribuição.
Matéria-prima: Para a indústria iniciar a produção de um medicamento é preciso credenciar os fornecedores de insumos, que em sua maioria estão concentrados principalmente na Ásia e Europa.
A matéria prima assim que chega ao parque industrial é enviada para o estoque de insumos. Neste ponto ela passa pela primeira vez pelo controle de qualidade, momento em que são realizados vários testes para que seja mantido o alto padrão que a indústria utiliza em seus medicamentos.
Se não houver um controle de estoques e de compras de insumos irá acarretar em custo de estocagem e custos financeiros.
Produção: Para iniciar o processo produtivo do medicamento, tomando como exemplo um comprimido, os princípios ativos e excipientes utilizados são pesados e enviados para equipamentos de manipulação que funcionam como uma espécie de "batedeira" que faz a mistura destes produtos.
Durante o processo de produção os medicamentos passam novamente pelo controle de qualidade para serem avaliados se estão com a dureza, estabilidade e formulação corretas, entre outras análises para que o medicamento seja produzido com 100% de qualidade.
O próximo passo nesta escada de produção é descer mais um nível dentro do prédio de produção e ir para o setor de acondicionamento final. Neste ponto o medicamento é embalado nos blísteres, acondicionado em sua caixa, juntamente com a bula.
Após este passo as embalagens dos medicamentos são colocadas em caixas de embarque e vão para a quarentena. Na quarentena os medicamentos passam novamente pelo controle de qualidade e são