ciclo hidrologico
O conjunto de todos os reservatórios de água que existem no planeta forma a hidrosfera. Muito provável, a origem da hidrosfera está associado na condensação do vapor-d água que existia na atmosfera primitiva quando ocorre o esfriamento da superfície da terra, primórdios de sua historia geológica.
Ciclo hidrológico, que é o tempo de residência da água em cada tipo de reservatório também varia enormemente: em média, a água permanece dez dias na atmosfera, sob a forma de nuvens ou de chuva, enquanto nos oceanos ela permanece em média 37 mil anos. A maior parte dos cursos fluviais do planeta se renova completamente em 16 dias enquanto geleiras e lençóis freáticos podem levar milhares de ano para derreter.
De toda a água que existe no planeta, cerca de 97,5% é salgada, ou seja, está nos oceanos, e são pode ser aproveitada para o consumo humano se passar por um processo caro e complexo de dessalinização. As águas doces representam cerca de 2,5% do total, e estão armazenadas a essencialmente nas calotas polares, geleiras e depósitos subterrâneos. Os lagos de água doce e os rios, de onde provém a maior parte da água utilizada para o consumo humano, representam ínfimos 0,3% do estoque global de água doce do planeta.
Em grande parte, o ciclo hidrológico funciona porque os oceanos perdem mais água pela evaporação do que recebem na forma de precipitação. Na atmosfera, o vapor-d água em forma de nuvens se transforma em precipitação, que atingem continentes e oceanos e tanto pode ser sólido (granizo ou neve) como liquido (chuva), depende das condições climáticas.
Nos continentes, uma parte dês precipitações é devolvida para a atmosfera graças à evaporação que se dá nos reservatórios de água liquida, com rios, mares e lagos, e à transpiração, pela qual a cobertura vegetal perde vapor-d água para a atmosfera. Outra parte escorre para os rios, lagos e mares por meio de drenagem. Um caminho que também pode ser tomado pela água de chuva consiste na