Ciclo Hidrologico
HIDROLOGIA APLICADA
Professora: Ana Luiza Ferreira Campos Maragno
UNIDADE 1 – CICLO HIDROLÓGICO
O comportamento natural da água quanto as suas ocorrências, transformações e relações com a vida humana é bem caracterizado através do conceito de ciclo hidrológico, representado esquematicamente na Figura 1.
Figura 1 – Ciclo hidrológico da Água – Fonte: Notas de Aula Ciência do Ambiente, Prof.
Rodrigo Ferreira.
Dessa forma, pode-se destacar e resumir o ciclo hidrológico de seguinte maneira:
a) Circulação de água, do oceano, através da atmosfera, para o continente, retorno, após detenção em vários pontos, para o oceano, através de escoamentos superficiais ou subterrâneos e, em parte pela própria atmosfera.
b) Curtos-circuitos que excluem segmentos diversos do ciclo completo, como por exemplo a movimentação da água do solo e da superfície terrestre para a atmosfera, sem passar pelo oceano.
Em qualquer transformação dentro do ciclo hidrológico pode ser escrito:
I – O = ∆S
2
Conhecido como equação hidrológica onde, em um determinado período de tempo e para um volume pré-fixado como o do esquema da Figura 2.
Precipitação Evaporação
Escoamento
Superficial
Escoamento
Subterrâneo
Escoamento
Superficial
Escoamento
Subterrâneo
Figura 2 – Volume de controle para Aplicação da Equação Hidrológica
I = Inflow – incluindo todo o escoamento superficial por meio de canais e sobre a superfície do solo, o escoamento subterrâneo, ou seja, a entrada de água através dos limites subterrâneos do volume de controle, devido ao movimento lateral da água do subsolo, e a precipitação sobre a superfície do solo.
O = Outflow – saída de água do volume de controle, devido ao escoamento superficial, ao escoamento subterrâneo, à evaporação e à transpiração das plantas.
∆S – variação no armazenamento nas várias formas de retenção, no volume de controle.