Ciclo Hidrológico
A água se move perpetuamente através de cada modo do Ciclo da Água constituindo os seguintes processos de transferência:
Fusão: É a passagem da água do estado sólido para o estado líquido.
Vaporização: É a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso.
Liquefação: É a passagem da água do estado gasoso para o estado líquido.
Solidificação: É a passagem da água do estado líquido para o estado sólido.
A maior parte do vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar, cerca de 40 Tt (Toneladas) por ano. Sobre a terra, evaporação e transpiração contribuem com outros 71 Tt de água por ano. A chuva, com uma taxa de 107 Tt por ano sobre a terra, tem várias formas: mais comumente chuva, neve e granizo, com alguma contribuição em nevoeiros e orvalhos.
A água condensada no ar também pode refratar a luz solar para produzir um arco-íris.
A água que precipita nos continentes pode tomar vários destinos. Uma parte é devolvida á atmosfera por evaporação, a outra origina escoamento á superfície do terreno, escoamento superficial, que se concentra em sulcos, cuja reunião dá lugar aos cursos de água.
A parte restante infiltra-se, isto é, penetra no interior do solo, subdividindo-se numa parcela que se acumula na sua parte superior e pode voltar à atmosfera por evapotranspiração e noutra que caminha em profundidade até atingir os lençóis aquíferos e vai constituir o escoamento subterrâneo.
Tanto o escoamento superficial como o escoamento subterrâneo vão alimentar os cursos que deságuam nos lagos e nos oceanos.
Processos da Água
Precipitação: consiste no vapor de água condensado que cai sobre a superfície terrestre. (Chuva)
Infiltração: consiste no fluxo