A Avalia O Um Processo Uma Tarefa Did Tica Necess Ria E Permanente
Processo de Ensino e Aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação insere-se não só nas funções didáticas, mas também na própria dinâmica e estrutura do Processo de Ensino e
Aprendizagem. (WIKIPÉDIA. 2009)
Atualmente a avaliação é entendida como um processo dinâmico, continuo e sistemático componente do processo de ensino – aprendizagem.
Devemos buscar diferentes formas de realizar a avaliação na educação infantil, como uma maneira de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem e ajudar as crianças em suas maiores dificuldades.
Na Educação em geral há uma realidade em que quando se fala em
“avaliação” vem em mente a palavra “prova”, pois a nota ainda é vista como uma
“verdade” onde percebe se a criança aprendeu ou não. Devemos mudar nossa prática, avalia-la no decorrer das atividades em sala de aula e buscar novas estratégias, não usando a avaliação como sinônimo de julgar, mas sim, como sinônimo de ajudar no desenvolvimento das habilidades e dificuldades das crianças.
Para Gadotti (1991, p.16) “a avaliação é essencial à educação. Inerente e A avaliação pode ser um instrumento precioso de diagnóstico e diálogo, sendo um momento de reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela possa ocorrer. Assim, caberá a 20 ele investigar sobre a adequação dos conteúdos escolhidos, sobre o tempo e ritmo imposto ao trabalho tanto quanto caberá investigar sobre as aquisições das crianças em vista de todo o processo vivido, na sua relação com os objetivos propostos.
Nessa perspectiva, segundo Gadotti (1991) a avaliação não se encerra