CICLO FINANCEIRO
Verifica o prazo entre a compra, venda e o pagamento dos fornecedores. Para diagnosticar a necessidade, ou provável necessidade de alavancagem financeira. Este é o ciclo de caixa. O reflexo do Ciclo Econômico se dará neste ciclo. Se o giro do estoque é lento, primeiro a empresa pagará para após receber, ocasionando em desembolso desnecessário. Cabe salientar que além de compromissos com fornecedores a empresa também deve honrar outros compromissos mensais, que são os Custos Fixos ou Despesas Operacionais. São gastos necessários para que a empresa possa operar.
Formula: CF= CO-PMPF (Prazo Médio de Pagamento de Fornecedores)
CICLO OPERACIONAL
É o período de tempo desde a compra de matéria-prima para a indústria ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro relativo à venda dos produtos fabricados ou revendidos. O ciclo operacional define o longo e o curto prazo para a empresa. Períodos de tempo inferiores ao ciclo operacional da empresa são considerados curto prazo, enquanto que períodos maiores que o ciclo operacional são considerados longo prazo. No entanto, quando o ciclo operacional da empresa é inferior a um ano, prevalece a duração do exercício social (um ano) como parâmetro para o curto e o longo prazo: menos que um ano, curto prazo, e mais que um ano, longo prazo.
Formula: CO= CE+PMCR (Prazo Médio de Contas a Receber)
PRAZOS MÉDIOS OPERACIONAIS
Prazo Médio de Estocagem (PME): Intervalo de Permanência da mercadoria no estoque, quando compra até quando vende. Toda vez que o resultado deste indicador for inferior a “1” , sugiro que não houve renovação do estoque nesse período analisado.
Formula: Estoque Médio x Período CMV
Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR): Identifica o intervalo entre a compra e o recebimento da mercadoria vendida.
Formula: Média de Duplicatas a Receber x Período
CMV
Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF): Identifica o intervalo de tempo entre a compra e o pagamento da