Ciclo operacional e ciclo financeiro
A estrutura interna de uma empresa é definida obedecendo três características muito importantes, como: o ciclo operacional, ciclo econômico e ciclo financeiro.
O ciclo operacional revela o tempo que a empresa utiliza desde o pedido de matéria-prima para seu fornecedor, passando pelo tempo de produção, estocagem, venda e se finda no recebimento dos recursos financeiros do cliente negociados em tal transação. Caso esse ciclo seja muito extenso, a estrutura interna da empresa pode estar ineficiente, seja esta ocasionada por alguma das etapas durante o ciclo.
O ciclo econômico é o período de tempo que engloba toda a base de produção da empresa, ou seja, estocagem de matéria-prima, produção e estocagem de produto acabado. Nesse ciclo, consegue-se avaliar mais especificamente a estrutura do processo de produção da empresa.
Já o ciclo financeiro da empresa, representa simplesmente a relação entre o tempo de pagamento a fornecedores versus o tempo de recebimento de clientes, devendo isso ser muito bem administrado, como forma de evitar desajustes de caixa. Leva-se em consideração que uma determinada empresa pode normalmente comprar muito de seus insumos (matéria-prima e mão-de-obra) a prazo. O período de tempo que a empresa dispõe para pagar por esses insumos é chamado prazo de pagamento. Em contrapartida, existe o prazo de recebimento, que é o período de tempo fornecido ao cliente para saldar sua dívida. Portanto, o número de dias do ciclo operacional,