Análise do ciclo operacional na gestão financeira
Trabalho de Conclusão de Curso I
Análise do Ciclo Operacional na Gestão Financeira
Eduardo J. J. Farah – 9211617646 Gilberto P. M. Junior – 9201571116
Sorocaba 2012
Introdução Esse trabalho busca explicar de forma didática quais os aspectos dos ciclos financeiro, econômico e operacional, bem como, sua aplicação ao Orçamento de Caixa e no cálculo da Necessidade de Capital de Giro (NCG).
Objetivo Geral Buscamos demonstrar a importância da análise do ciclo operacional (ciclo econômico + ciclo financeiro), como ferramenta de gestão do administrador financeiro.
Objetivos específicos · Demonstrar como obter maior retorno financeiro e menor necessidade de capital de giro através da apropriada utilização do ciclo operacional.
Justificativa
A maior parte dos administradores toma como parâmetro operacional apenas o prazo médio de pagamento e prazo médio de recebimento, portanto elaboramos essa peça com o intuito de mostrar outras ferramentas importantes do controle financeiro.
1. ENTENDENDO OS CICLOS Os ciclos dividem-se em Ciclo Econômico, Ciclo Financeiro e o Ciclo Operacional que compõe todo o sistema.
1.1. CICLO ECONÔMICO É o período em que a mercadoria permanece nas dependências da empresa, ou seja, inicia-se com a compra da mercadoria e encerra-se com a venda da mesma. Este ciclo é o giro de estoques, ele nos diz quanto tempo a empresa está demorando a girar o seu estoque. Quanto maior for o estoque, mais lento será o giro do mesmo, ocasionando, inclusive, uma possível insuficiência crônica de caixa, forçando-a a captação sistemática de recursos de terceiros comprometendo a saúde financeira da empresa.
1.2. CICLO FINANCEIRO Tem início com o desembolso de numerários para a aquisição da mercadoria que será revendida pela empresa e encerra-se com o recebimento relativo à venda da mesma. Este é o ciclo de caixa. O reflexo do Ciclo Econômico se dará neste ciclo. Se o giro do estoque é lento, primeiro a