Informática
Aluno: Amanda Tavares de Almeida Borges
Matrícula: 12215060664
Curso: Administração
Pólo: Resende - Centro
Sobre o Sistema Moodle
Uma alternativa simples e com baixo custo de implementação e manutenção está conquistando o mercado de plataforma de ensino via web. Trata-se do sistema Moodle (Figura 1): criado para produzir e gerenciar atividades educacionais baseadas na Internet ou em redes locais, associa-se um sistema de administração de atividades educacionais com um pacote de software desenhado com o objetivo de ajudar os educadores a obter alto padrão de qualidade.
Utilizado hoje por mais de seis mil organizações em todo mundo começou a ser idealizado na década de 90. Martin Dougiamas (Figura 2) conhecia pessoas em escolas e instituições, pequenas e grandes e via suas dificuldades em fazer um melhor uso da Internet. Suas crenças nas inúmeras possibilidades da Educação baseado na Internet o levaram ao aperfeiçoamento nessa área. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
O principal uso é na modalidade de Educação à Distância, mas também vem sendo bastante usado para apoio aos cursos presenciais. Os professores acabam substituindo em deixar material na xérox da faculdade ou enviar arquivos para uma grande quantidade de e-mails de seus alunos, ele apenas tem que ter uma disciplina criada no Moodle para “pendurar” lá os arquivos de texto que os alunos devem ler para o acompanhamento da matéria. É uma solução fácil, que não exige muitos conhecimentos técnicos do professor e nem mesmo do aluno.
Atualmente o Moodle não é usado apenas por Universidades, mas em escolas do ensino médio, escolas primárias, organizações,