Ciclo financeiro
Muitas vezes o empresário está interessado em pagar menos pelo produto e vender pelo máximo possível e acaba esquecendo-se de negociar prazos de pagamento com seu fornecedor e principalmente prazos de recebimento de seu cliente. Essa pode ser a diferença em uma empresa com um baixo faturamento, porém rentável e uma grande empresa com alto faturamento, porém apresentando prejuízos mês a mês.
Um ciclo financeiro é um tipo de Prazo médio de Pagamentos e de Recebimentos, e muitas empresa encontram serias dificuldades financeiras por desconhecer completamente as características dos seus ciclos operacional e financeiro.
Se as necessidades de capital de giro não forem conhecidas e pré-negociadas da melhor forma com clientes e fornecedores, a empresa precisará fazê-lo na pior hora, quando lhe falta capital, recorrendo a empréstimos onerosos que podem inviabilizar os resultados e colocar a organização em sérias dificuldades.
Técnicas para reduzir esse ciclo financeiro, é a escolha dos fornecedores pela qualidade, tempo e preço, o estudo da matéria prima , visando se pode ou não ser substituída por outro material que tenha um custo menor. O próprio transporte, pelo desperdício de matéria-prima sendo no estoque ou a caminho dele, e visando a confiança e as condições de prazo e na hora de revender o produto.
Outra técnica seria a auto avaliação do produto e da quantidade utilizada de materiais , para sempre obter uma melhoria , e sempre uma otimização do produto em si.
O ciclo financeiro começa dentro do ciclo operacional que começa com a entrada da matéria prima no estoque e que envolve basicamente duas categorias de ativos, o estoque e o contas e receber. Porem para a fabricação e venda do produto são necessários vários gastos como a compra de matéria prima e a mão de obra, que resulta em passivos que são as contas a pagar. As administrações desses ativos e passivos resultaram em uma empresa forte e competitiva, ou em uma empresa fraca e