Ciclo do carbono
CARBONO
O Carbono é um elemento químico fundamental à formação dos organismos, pois há em todos os compostos orgânicos, como as proteínas, os carboidratos, os lipídios, os ácidos nucleicos, etc. Também está presente em abundância nos compostos minerais como: os carbonatos, e nos depósitos orgânicos
Na constituição atmosférica, o carbono é encontrado, principalmente, na forma de dióxido de carbono (CO2). As plantas e algas, organismos autótrofos, utilizam o dióxido de carbono presente no ar ou na água para sua fotossíntese. Esses organismos servem de alimento para os consumidores os quais realizam a digestão e que servem para seu metabolismo energético. Com o uso desse composto ocorre a liberação de energia para as atividades metabólicas e de CO2 como resíduo respiratório.
Além do CO2 outros compostos ricos em carbono também entram na constituição atmosférica, porém em quantidades bem pequenas, um deles é o monóxido de carbono (CO) de 0,1 ppm e outro é o metano (CH4). Esses dois gases são oxidados na atmosfera produzindo novamente o CO2.
O retorno do Carbono ao ar atmosférico que pode ser por meio: processos de respiração, decomposição e combustão da matéria. O retorno desse gás pode demorar milhões de anos para ocorrer, isso acontece porque a matéria orgânica permanece no subsolo na forma de combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e turfa, porém quando o ser humano utiliza estes combustíveis possibilita o retorno de toneladas de átomos de carbono.
Curiosidades:
- Nos últimos anos desde a Revolução Industrial temos presenciado uma drástica mudança no ciclo do carbono. Durante muito tempo esse ciclo permaneceu estável com a liberação de gás carbônico na atmosfera sendo compensada pela sua absorção pelas plantas e vice-versa;
- Os oceanos também são grandes reservatórios de gás carbônico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recíproco e contínuo.