ESCOLA ESTADUAL BATISTA RENZI
POP-ART
SUZANO,
2015
ESCOLA ESTADUAL BATISTA RENZI
ISABEL CRISTINA MACEDO
JULIA GOBBO
ROSELAINE FONTELES
MARCELA MARCOLONGO
3°E
ROY LICHTENSTEIN
O trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota de Geografia, da instituição E.E. Batista Renzi a pedido do docente Elton.
SUZANO,
2015
SUMÁRIO
CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4
O PROBLEMA DA ESCASSEZ DE ÁGUA NO MUNDO 5
PAÍSES QUE SOFRERAM COM A ESCASSEZ HÍDRICA 9
Austrália 9
China 9
Califórnia (EUA) 10
Japão 10
ÁGUA VIRTUAL 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
ANEXO I 15
O antes e o agora 15
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A escassez hídrica, não era nenhuma novidade para os pesquisadores. Anos atrás já havia uma especulação de um futuro “seco”. E veja bem, este futuro chegou.
Nosso estado, está sofrendo o impacto. Todos os dias vemos na televisão medidas que o governo e o órgão responsável pelo saneamento (SABESP) estão tomando para frear o uso irracional, e evitar ao máximo uma seca total. O que seria, sem sombra de dúvidas, uma catástrofe. São Paulo, a referência econômica do país trava uma luta sem previsão de trégua contra um inimigo incomum: A escassez.
Porém, não é só esta metrópole que sofre com tal problema, outras regiões do Brasil estão passando por situações parecidas. A verdade é que nossas bacias hidrográficas estão cada vez mais vazias, independente cidade, estado, região ou até mesmo continente.
Neste trabalho, irei relatar alguns países que sofrem, ou já sofreram com a crise hídrica. E medidas que deram certo e podem ser exemplos para outros países.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ DE ÁGUA NO MUNDO
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU - Organização das Nações Unidas - fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.
As diferenças registradas