Gravidez na Adolescencia
Saúde pública
Suzano
2013
Escola Estadual Batista Renzi
Saúde pública
Gravidez na adolescência
Nome: ................................. nº .... 1°A
Disciplina: Biologia
Suzano
2013
Índice
Introdução ------------------------------------------------------- 4
Saúde publica brasileira --------------------------------------- 5
Gravidez na adolescência ------------------------------------- 6
APA ------------------------------------------------------------- 7
Conclusão ------------------------------------------------------ 8
Bibliografia -----------------------------------------------------9
Introdução
Saúde pública
A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Não deve ser confundida com o conceito mais amplo de saúde coletiva.
No início, "não havia nada" considerando-se o que poderia ter sido feito. A saúde no Brasil praticamente inexistiu nos tempos de colônia. O modelo exploratório nem pensava nessas coisas. O pajé, com suas ervas e cantos, a medicina dos jesuítas e os boticários, que viajavam pelo Brasil Colônia, eram as únicas formas de assistência à saúde. Para se ter uma ideia, em 1789, havia no Rio de Janeiro apenas quatro médicos.
Além das enfermarias de cuidados dos jesuítas a únicas instituições que podemos destacar no vazio assistencial desse período é a criação das Santas Casas de Misericórdia. É controversa a data de criação da primeira Santa Casa no Brasil, para alguns autores