Ciclo de Vida nas Organizações
Saída das ideias para a produção de resultados
Na fase da infância a ideia do fundador sai do papel e se torna realidade, produzindo resultados. Os resultados são obtidos através da dedicação em agir que é demandada nessa fase do ciclo de vida da organização, as ações fomentam muito compromisso com a empresa pois quanto mais se faz no ambiente empresarial, mais se toma riscos.
Muito trabalho fomentando compromisso
Muitos erros cometidos
Nessa fase, muitos erros são cometidos, porém, apenas os problemas mais emergenciais são resolvidos devido a falta de profundidade gerencial dessa parte do ciclo.
Ambiente familiar
O ambiente ainda é bastante pessoal, sendo que a administração ainda é centralizada no fundador
Risco de mortalidade infantil
Caso o propietário se canse da ideia da empresa, perde o controle e o entusiasmo ou há perca de liquidez pode haver a mortalidade infantil, ou seja, a morte da empresa
TOCA-TOCA
Ideia já está funcionando
Fluxo de caixa positivo
Atividades estabilizadas
A ideia inicial já está funcionando, o fluxo de caixa está positivo e as atividades estão estabilizadas. Essas condições permitem que a empresa comece a crescer ao invés de apenas sobreviver.
Empresa crescida e desorganizada
A empresa está crescida devido a sua estabilidade, gerando a arrogância do gestor devido a sua ideia de que atingiu o sucesso. Ao mesmo tempo a empresa está desorganizada pois se envolve em negócios que não deveria devido a arrogância de seu gestor.
Novo sistema de controle
Ainda não pode ocorrer descentralização de poder pois não há um sistema de controle na empresa. Há de buscar a delegação de poder sem a perca de controle por parte do gestor.
A organização da empresa se encontra, agora, em torno da disponibilidade das pessoas, e não por ordem de competência, ou seja, quem pode fazer faz.
A postura é reativa, e não ativa
A empresa está mais preocupada com a sua posição de mercado, e não com o desenvolvimento de seus