Ciclo de vida dos sistemas
Reconhecimento do problema
A ideia de desenvolvimento de um novo sistema ocorre ao usuário quando ele reconhecer Ter problemas com os meios com os quais ele desenvolve seu negocio. Esta consciência marca o inicio da fase "reconhecimento do problema". Tipicamente, o usuário está mais preocupado com a maneira pela qual ele está executando seu trabalho no que tange ás deficiências físicas do sistema que utiliza. Por exemplo, seu reconhecimento do problema pode culminar nesta avaliação: "Aqui na Albert Ross Seguro Marítimo, aumentamos nosso quadro de funcionários em 43%, em um período de dois anos. Duplicamos nossas metas e aumentamos nosso negócio em mais de 100%. O custo de todos os funcionários adicionais e supervisores que temos admitido está se tornando exorbitante. Eu acho que necessitamos de um computador..." Com esse relato, o usuário agora está pronto para iniciar a Segunda fase.
Estudo da viabilidade
Talvez o usuário precise de um computador - mas talvez não. Esta é uma das decisões que devem ser tomadas após o termino do próximo estagio do projeto: o estudo da viabilidade( também da avaliação). O estudo da viabilidade serve para:
Identificar o escopo do sistema corrente a ser estudado;
Identificar problemas com o sistema corrente;
Identificar os objetivos principais para o novo sistema;
Identificar um numero ( possivelmente nenhum ) de soluções que possam satisfazer as necessidades do usuário dentro de seu orçamento e planos;
Desenvolver um macro estimativas das vantagens e desvantagens de cada solução;
Desenvolver um macro plano de realização do projeto com estimativas dos recursos necessários;
Obter o parecer do usuário e da administração incluindo alterações nos tópicos anteriores;
Obter a decisão do usuário e da administração e o comprometimento deles ate pelo menos a parte da analise do projeto.
As seis primeiras funções acima devem ser abortadas atentamente. Caso contrario o estudo da viabilidade