Ciclo de Vida dos documentos de arquivo
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA
Professora Rita de Cássia Portela da Silva
BIB03045 – FUNDAMENTOS DE ARQUIVOLOGIA – Turma U – 2013/1
14/06/2013
Erival Hercílio da Silva
EXERCÍCIOS:
Ciclo de Vida dos documentos de arquivo
“Quer faça parte integrante do arquivo de uma pessoa física ou de uma pessoa moral, qualquer documento de arquivo passa por um ou mais períodos caracterizados pela freqüência e tipo de utilização que dele é feita” (ROUSSEAU, COUTURE, 1998, p. 111).
1. O que é valor administrativo?
É o período no qual os documentos são indispensáveis à manutenção das atividades diárias de uma administração. São os documentos ativos, arquivos de gestão, arquivos correntes com alta taxa de utilização.
2. O que é valor de testemunho?
É o período no qual os documentos que deixaram de ter valor previsível no plano administrativo, legal ou financeiro. São os documentos inativos, arquivo morto, arquivo definitivo conservados que tem ou não valor de testemunho.
3. De que maneira o texto apresenta as Três Idades?
Apresenta como um ciclo que reparte a vida dos documentos produzidos por uma pessoa física ou moral em três fases precisas que dividem os arquivos em três idades: o período de atividades – arquivos correntes; o período de semi-atividade – arquivos intermediários e o período de inatividade – eliminação ou conservação como arquivos definitivos.
4. Quais são as conseqüências da aplicação do ciclo de vida e da teoria das três idades?
Tem como conseqüência a classificação dos arquivos em arquivos correntes (documentos ativos), arquivos intermediários (documentos semi-ativos) e arquivos definitivos (documentos inativos com valor de testemunho). Análise da sua classificação, recuperação e conservação com normas que regem a organização dos seus documentos. Essas normas aumentam a eficácia administrativa, facilitando a