Di Rio Reflexivo Tecnicas De Arquivo II Iracema Martins
PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
IRACEMA MARTINS MENDES ALENCAR
DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
MIRANGABA, BAHIA
2015
IRACEMA MARTINS MENDES ALENCAR
DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
Memorial apresentado ao Programa Profuncionário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito parcial à obtenção do certificado de técnico em Secretaria Escolar.
Orientadoras: Profª Cleomar Pena Forte e Profª Mônica Santana.
MIRANGABA, BAHIA
2015
Disciplina: Técnicas de Redação e Arquivo II
Orientadoras: Cleomar Pena Forte e Mônica Santana
Período: 11/05/2015 – 07/06/2015
1ª ETAPA
Até quando guardamos os documentos em nossa escola?
Como qualquer outra organização, a escola produz documentos para registrar suas atividades. A quantidade dos documentos gerados e recebidos nas escolas é muito expressiva e preservá-los é de extrema importância, pois além do registro das atividades registram também, a memória institucional. São registros de fatos importantes da vida escolar das pessoas que pertencem à sociedade na qual as escolas estão inseridas. Além disso, os documentos produzidos por essas escolas são meios de prova de direito de pessoas ou da administração e têm o papel informativo de grande valia para administração pública.
Comumente encontram-se documentos armazenados em lugares insalubres, misturados aos outros tipos de materiais, como por exemplo, de limpeza. As más condições de armazenamento dos documentos, com o passar do tempo podem acarretar prejuízos à qualidade do suporte, provocar o envelhecimento precoce dos documentos e até a perda de informação. Uma situação bastante corriqueira nas escolas que cria diversos transtornos é a necessidade de localizar e obter informações e/ou documentos. Além da grande quantidade de documentos existentes, a sua organização, geralmente, não está baseada em critérios