Pergunta 1
1. A Antropologia, ciência que estuda o Homem e suas obras, visa o conhecimento completo do Homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como: I - Um comportamento apreendido. II - Um processo de aprendizagem. III - Um conjunto de coisas (materiais, de existência concreta) e de ideias (imateriais, espirituais, de existência abstrata). IV - Um traço de personalidade determinado biologicamente e transmitido hereditariamente. Estão corretas as frases:
a.
I, apenas.
b.
I e IV.
c.
II e IV.
d.
I, II e III.
e.
III, apenas.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. Viver em uma grande cidade é sinônimo hoje de alienação e dependência, pois cada vez mais nos distanciamos da natureza, à qual exercemos domínio como grupo, nunca como seres isolados. Sendo assim, tendemos a nos distanciar cada vez mais das relações primordiais geradoras de cultura, para assumir repertórios culturais gerados, em essência, pela indústria de consumo de massa. Esta afirmação corresponde à percepção da corrente teórica denominada:
a.
Escola relativista, primordialmente Franz-Boas com o conceito de “relativismo cultural”.
b.
Escola de Frankfurt, primordialmente Theodor Adorno e Max Horkheimer, com o conceito de “indústria cultural”.
c.
Escola de Marxista, primordialmente Karl Marx e Friedrich Engels, com o conceito de “luta de classes”.
d.
Escola Positivista, primordialmente Augusto Comte com o conceito de “cientificismo”.
e.
Escola Realista, primordialmente Hans Morgenthau com o conceito de “ética da responsabilidade”.
0,1 pontos
Pergunta 3
1. Observe com atenção o quadro a seguir e indique dentre as assertivas abaixo, aquela que é incorreta:
I - Segundo a Antropologia Cultural, a cultura se define como o ato voluntário humano que é consciente de sua finalidade. II - Podemos dizer que o pensar humano se distingue do pensar de outros seres em natureza exatamente por seu grau de consciência, porque o Homem é consciente