CICLO DE REAÇÕES DO COBRE 1
Alunos:Larissa C. Lago, Leidiane Bonin, Rodolfo X. Santos.
Química Licenciatura, rodolfoxav@hotmail.com
Palavras Chave: cobre, ciclo, reações químicas.
Introdução
Segundo Pressoto (2007, p.80) “O cobre é conhecido desde a antiguidade, metal inicialmente conhecido como aesCyprium(minério do Chipre). Mais tarde, denominado cobre, do latim cuprum.” Em solução aquosa, o cobre exibe dois estados de oxidação +1 (cuproso) e +2 (cúprico). No estado de oxidação +1 o cobre possui configuração eletrônica 3d10. Os sais de Cu+ em geral são insolúveis em água e possuem cor branca. Em solução o íon Cu+ rapidamente se desproporciona:
2Cu+(aq) → Cu2+(aq) + Cu(s) Keq=1,2 x 106
Por causa dessa reação e porque o cobre(I) é facilmente oxidado a cobre(II) sob a maioria das condições de soluções, o estado de oxidação +2 é de longe o mais comum. Muitos sais de Cu2+, insolúvel Cu(NO3)2, CuSO4 e CuCl2, são solúveis em água. O sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4. 5H2O), um sal bastante usado, tem quatro moléculas de água ligadas ao íon cobre e uma quinta molécula presa ao íon SO4-2 pela ligação de hidrogênio. O sal é azul. As soluções aquosas de Cu2+, nas quais o íon cobre está coordenado pelas moléculas de água, também são azuis. Entre os compostos insolúveis de cobre(II) está Cu(OH)2, formando quando NaOH é adicionado a uma solução aquosa de Cu2+. Esse composto azul perde água rapidamente com aquecimento para formar óxido de cobre(II) preto:
Cu(OH)2(s) → CuO(s) + H2O(l)
CuS é um dos compostos de cobre(II) menos solúveis (Kps= 6,3 x 10-36). Essa substância preta não se dissolve em NaOH, NH3 ou ácidos não-oxidantes com HCl. Entretanto, ele se dissolve em HNO3, o qual oxida o sulfeto a enxofre:
3CuS(s) + 8 H+(aq) + 2NO3-(aq) → 3 Cu2+(aq) + 3S(s) + 2NO(g) + 4H2O(l)
CuSO4 é em geral adicionado á água para deter o crescimento de algas e fungos, e outras preparações de cobre são usadas para borrifar ou pulverizar as plantas a fim de protegê-las de