Qumica geral
Início » T
Um Ciclo de Cobre
.
.
.
.
.
Objetivo do trabalho
O ciclo de cobre é uma sequência de reações sucessivas que permitem recuperar o metal inicial (cobre), ou seja, são sequências que têm como início e fim o cobre.
O objetivo do trabalho é fazer com que nós, alunos, apliquemos um conjunto de processos químicos e físicos integrantes de um ciclo de cobre.
Temos também como objetivo, caracterizar a reatividade dos elementos metálicos, nomeadamente do cobre; reconhecer a importância da reciclagem dos metais em geral e identificar alguns problemas de poluição relacionados com a reciclagem do cobre.
O problema proposto nesta atividade laboratorial foi “Será possível reciclar uma substância usando processos químicos com rendimento de 100%?”. Tendo em conta esse problema, devemos ver de que depende o rendimento dessa experiência e ver se é possível obter um rendimento com esse valor.
Introdução Teórica
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim Cuprum) e tem número atómico 29. É considerado um metal de transição estando localizado no grupo 11, 4º período, bloco d da tabela periódica.
Propriedades atómicas
Informações diversas
Massa atómica
63,6
Electronegatividade
1,90
Raio atómico
135 (145) pm
Condutividade eléctrica
59,6 x 106/m ohm
Raio covalente
138 pm
Condutividade térmica
401 W/(mK)
Configuração electrónica
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 3d10
1ª energia de ionização
745,5 kJ/mol
É um dos metais mais importantes industrialmente e á temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Tem uma coloração avermelhada, é dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Em solução aquosa apresenta-se normalmente como Cu(H2O)2+ (embora também forme cátions monopositivos) e tem uma cor azul-cobalto característica. O óxido de cobre (II), formado quando o cobre é aquecido em presença de oxigénio, tem cor negra.
Tal como os outros metais, o cobre apresenta uma baixa energia de ionização, logo um elevado