Relat Rio06 Ciclo Do Cobre
818 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁIFQ – INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA
EXPERIMENTO 06: O CICLO DO COBRE
Dráusio Henrique Ramos Goes Costa - 33254
Vinicius De Paula Castro - 33336
Disciplina: Química Geral Experimental
Turma: QUI017- P3
Professor: Eder do Couto Tavares
Itajubá, maio de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
EXPERIMENTO 06: O CICLO DO COBRE
Dráusio Henrique Ramos Goes Costa
Vinicius De Paula Castro
Relatório submetido ao prof. Eder, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Laboratório de Química Geral do curso de graduação em Química Bacharelado da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
2015
1. OBJETIVO
Compreender as reações em cadeia que fazem parte do ciclo do cobre.
2. INTRODUÇÃO
O Cobre é um metal de transição de coloração avermelhada, maleável e bom condutor de eletricidade. A temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Tal como os outros metais, o cobre apresenta baixa energia de ionização, logo um elevado poder redutor. Industrialmente é um metal muito importante, sendo o terceiro mais usado após o ferro e alumínio, visto que 40% da produção do mesmo estão voltadas para a produção de cabos elétricos, moedas, ligas metálicas, tubos, etc.
O ciclo do cobre corresponde a sucessivas reações químicas, com processo cíclico, cujo reagente inicial e produto final são o cobre, ou seja, é um método de recuperação. De acordo com a lei de Lavoisier, que enuncia que em um sistema fechado a massa total permanece constante, a massa do cobre nesse conjunto de reações deve ser igual a sua massa inicial. O rendimento da reação depende da extensão das reações, do grau de pureza dos reagentes e da qualidade do procedimento.
3. RESULTADOS E DISCUSSÔES
Ciclo do Cobre
3.1. Fluxograma
R1:
R2:
R3:
R4:
R5:
3.2. Questões Pós Laboratório
1) Inicialmente a solução encontrava-se esverdeada, ao adicionar o HNO3, liberou-se um gás marrom/avermelhado, identificado como NO2, que causou efervescência no