Ciclo de Reações do Cobre
AGOSTO - 2013
INTRODUÇÃO
Muitos dos mais importantes metais da sociedade moderna são metais de transição. Os metais de transição, que ocupam o bloco d da tabela periódica incluem tais elementos conhecidos, como cromo, ferro, níquel e cobre. Eles também incluem elementos menos familiares que têm vindo a ter papéis importantes na tecnologia moderna, como os dos motores de jatos de alto desempenho. Apesar da idade dos metais ter tido início cerca de 600 a. C., não se pode apontar um fim para este período que mudou a civilização. Tudo começou com a exploração do cobre, o primeiro metal a ser transformado pelo ser humano, sendo utilizado pelas civilizações antigas, pois este metal pode surgir na natureza em sua forma nativa, ou seja, pode encontrar-se livre. A palavra cobre deriva da palavra latina Cuprum, que por sua vez deriva da palavra Cyprium.
O cobre é um metal que aparece na natureza normalmente sob forma de alcosite (Cu2S) e cuprite (Cu2O). Em sua química em solução aquosa, o cobre apresenta dois estados de oxidação: +1 (cuproso) e +2 (cúprico). No estado de oxidação +1 o cobre possui configuração eletrônica 3d10. Os sais de Cu+ em geral são insolúveis em água e possuem cor branca. Em solução o íon Cu+ rapidamente desproporciona:
2Cu+(aq) → Cu2+(aq) + Cu(s) keq = 1,2 x 106
Por causa dessa reação e porque o cobre (I) é facilmente oxidado a cobre (II) sob a maioria das condições de solução, o estado de oxidação +2 é de longe o mais comum.
Muitos sais de Cu2+, inclusive Cu(NO3)2, CuSO4 e CuCl2, são solúveis em água. O sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4∙5H2O), um sal bastante usado, tem quatro moléculas de água ligadas ao íon cobre e uma quinta molécula presa ao íon SO42- pela ligação de hidrogênio. O sal é azul. (ele é geralmente chamado vitrílio azul). As soluções aquosas de Cu2+, nas quais o íon cobre está coordenado pelas moléculas de água, também são azuis. Entre os