Pedagoga
OS FORASTEIROS
Disciplina: Gestão de pessoas
Rio de Janeiro
2013
ESTUDO DE CASO: OS FORASTEIROS INVADIRAM A VOTORANTIM
HISTÓRIA DO GRUPO VOTORANTIM
O GRUPO Votorantim nasceu de uma fábrica de tecidos, fundada em 1918 na cidade paulista de Votorantim. Desde então, diversificou suas atividades e manteve-se em contínuo crescimento, amparado pelos Valores Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União.
Começou a expandir em 1935 com a aquisição da Companhia Nitro Química. Ele foi seguido pela inauguração, 20 anos mais tarde, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), primeira indústria do setor a atuar no Brasil.
Em continuidade à sua estratégia de crescer de forma consistente e diversificada, no final da década de 1980 o Grupo passou a investir em papel e celulose e, três anos depois, ingressou no setor financeiro, com a constituição do Banco Votorantim.
Em 2001, criou a Holding Votorantim Participações (VPar). Assim, deu o passo decisivo para a internacionalização de seus negócios, hoje em andamento em mais de 20 países.
Entre 2002 e 2006 a empresa cresceu como nunca antes. A mesma passos da 11ª posição para a quarta, ficando à frente dos maiores grupos brasileiros como AMBEV, Gerdau e Odebrecht.
Esta expansão ocorreu da América do Norte à Oceania, recebendo um investimento de quase 17 bilhões de reais a fim de iniciar esta atuação.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Crescimento frenético aliado à ausência de um estoque interno de executivos capazes de acompanhar a expansão;
Foco no crescimento e expansão do grupo;
Cultura organizacional voltada a uma tradição fortemente familiar;
Investimento em bilhões para sua estratégia de internacionalização e expansão;
Domínio dos “forasteiros” trazendo um caldeirão de culturas;
Auxílio de consultorias (Heidrick e Struggles) para a contratação de altos executivos;
Domínio dos profissionais de fora.
PONTOS CRÍTICOS
Pratas da casa sem qualificação