Ciclo cardíaco
Disco intercalar é a estrutura que une as células atriais, permitindo a existência de uma junção entre as células cuja nomenclatura é conexina (junções GAP). Essas junções possuem baixa resistência elétrica.
Imagine: uma célula chegou a fase 0 (abriu-se o canal de sódio e o sódio entrou). A fase 0 gera a fase 1 que gera a fase 2. Na fase 2 vai entrar uma certa quantidade de cálcio, o que vai permitir a contração.
As junções GAP são formadas por hemiconexinas e possuem baixa resistência elétrica, quando o canal de sódio, que é um canal rápido, se abrir bastante sódio vai entrar nessa célula. Como não existe nenhum impedimento para que o sódio atravesse essa junção GAP, facilmente o sódio vai passar. O sódio que passa é o suficiente para gerar um novo limiar excitatório . Quando a célula atingir o limiar excitatório abrirá canais de sódio, esse sódio entra e poderá passar para a próxima célula. Portanto, a célula se contrai e também transfere o impulso para a próxima célula. Isso permite que o impulso vá percorrendo o sincício atrial à medida que o tecido atrial se contrai para encher os ventrículos.
Para que a contração ocorra de cima para baixo o número de junções GAP não é o mesmo. Sendo assim, é criado um trajeto de acordo com o