Ciclo cardiaco
Denomina-se ciclo cardíaco um conjunto de eventos que se repetem ritmicamente a cada batimento. A mecânica desse fenômeno, é a contração das câmaras cardíacas aliada a movimentação das válvulas.
Cada ciclo é iniciado pela geração espontânea de um potencial de ação no nodo sinusal. A trajetória desse potencial de ação é do nodo sinusal situado na parte superior da parede lateral do átrio direito, para os átrios, em seguida passa pelo feixe até atingir os ventrículos.
A hemodinâmica do ciclo cardíaco é o conjunto de alterações concomitantes de volume, pressão e fluxo de sangue através do coração.. Além desses aspectos, outros fenômenos correlatos devem ser ressaltados, são eles:o eletrocardiograma, os ruídos cardíacos ou bulhas, e o pulso venoso e arterial.
Todos os ciclos cardíacos são compostos por um período de relaxamento, chamado de diástole, onde o coração se enche de sangue. E por um período de contração cardíaca chamado de sístole.
Eventos Mecânicos e Hemodinâmicos
O início do ciclo cardíaco é marcado pela sístole auricular, após esta vem um curto intervalo e após este vem a sístole ventricular. Depois da contração ventricular vem um intervalo que termina com a sístole auricular do ciclo subsequente.
Geralmente o ciclo cardíaco é dividido em quatro fases sucessivas. As fases são:
a) fase de enchimento: nessa fase o ventrículo está relaxado (diástole ventricular). No início a pressão intraventricular é próxima de zero e portanto mais baixa que a pressão nas artérias pulmonar e aorta ou nas aurículas. As válvulas pulmonar e aórtica estão fechadas e com isso evitam o refluxo do sangue que foi ejetado no ciclo precedente.
Já as válvulas tricúspide e mitral estão abertas, dessa forma permitem a passagem do sangue das veias para dentro dos ventrículos. O final dessa fase é caracterizado pela contração das aurículas, as quais forçam nos ventrículos uma quantidade adicional de sangue, como é mostrado pela elevação no traçado do