o ciclo cardiaco e eletrocardiograma
O objetivo deste trabalho é exemplificar e explicar o Ciclo Cardíaco e o
Eletrocardiograma Normal.
2 - O CICLO CARDÍACO
O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado diástole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado sístole. O inicio de cada batimento cardíaco até o inicio do próximo ciclo, inicia-se no nodo sinusal, localizado n parede lateral superior do átrio direito, e o potencial de ação se propaga rapidamente pelos átrios e depois pelo feixe A-V para os ventrículos. Existe um retardo de mais de 0,1s, durante a passagem do impulso cardíaco dos átrios para os ventrículos.
(GUYTON e HALL, 2006)
“O ciclo cardíaco começa com a despolarização e contração dos Átrios.”
(COSTANZO, 2004, p.141).
A contração e o relaxamento das várias câmaras do coração resultam nas alterações de pressão nos interiores destas, que provocam o e enchimento e ejeção de sangue destas câmaras. Os movimentos de valvas característicos de case do ciclo cardíaco, a entrada de sangue nos átrios, o enchimento ventricular, o fechamento e abertura de valvas, a ejeção de sangue pelos grandes vasos, enfim, tudo ocorre de uma forma ordenada. (UFF, 2004)
Diástole atrial e diástole ventricular é o relaxamento do músculo cardíaco atrial e ventricular após suas respectivas sístoles. Sua função e relaxar a musculatura dos átrios e ventrículos, preparando-os para receber volume sanguíneo. Esse ciclo de sístoles e diástoles denomina-se trabalho cardíaco ou debito cardíaco. (Figueiredo; Stipp e Leite,2009.p.11)
7
2.1 - EVENTOS MECÂNICOS E ELÉTRICOS QUE OCORREM
DURANTE O CICLO CARDÍACO.
De acordo com Costanzo (2004) como demonstra a seguir o ciclo cardíaco é dividido em cinco fases:
SÍSTOLE ATRIAL: Contração dos átrios precedida pela onda P no eletrocardiograma (ECG) que marca a despolarização dos átrios. O átrio esquerdo se contrai e aumenta a força da pressão atrial esquerda, refletindo
para