Biofisica
NATHÁLIA:
-Eletrocardiograma
Á medida que o impulso cardíaco cursa pelo coração, correntes elétricas se propagam para os tecidos que cercam o coração e pequena fração dessas correntes atinge a superfície do corpo, se forem colocados eletródios sobre a pele em pontos opostos do coração, os potenciais elétricos gerados por essas correntes podem ser registrados, esse registro corresponde ao eletrocardiograma.
-Métodos para registro de eletrocardiograma
-O registrador de pena: Quando as linhas podem já estar impressas no papel.
-Eletrocardiógrafos (por fotografia) : Quando podem ser marcados no papel ao mesmo tempo que é registrado o eletrocardiograma.
-Condições anormais dos ventrículos que causam desvio do eixo :
- Alteração da posição do coração: Se o próprio coração estiver angulado para a esquerda, seu eixo elétrico médio também ficara desviado na mesma direção. Esses desvios ocorrem (1) durante a expiração,(2) quando a pessoa se deita, pela pressão exercida pelo conteúdo abdominal para cima, contra o diafragma, e (3), com muita freqüência, em pessoas atarracadas, cujo diafragma, todo o tempo pressiona o coração.
-Hipertrofia ventricular: Quando um ventrículo fica muito hipertrofiado, o eixo cardíaco se desloca para o lado do ventrículo hipertrofiado por duas razões: 1ª- a quantidade aumentada de músculo presente no ventrículo hipertrofiado em relação ao lado oposto permite geração excessiva de potencial elétrico nesse lado, 2º mais tempo é necessário para que a onda de despolarização progrida através do ventrículo hipertrofiado que no ventrículo normal.
-Corrente de Lesão:
Muitas e distintas anormalidades cardíacas, em especial as que lesam o próprio músculo cardíaco, fazem com que, muitas vezes, parte do coração permaneça total ou parcialmente despolarizada todo o tempo.Quando isso ocorre, aparece fluxo de corrente entre a área patologicamente despolarizada e o restante do coração com sua polarização