Ciclo Cardíaco, Pulso Arterial, Ruídos Cardíacos e Pressão Arterial
O Ciclo Cardíaco é um processo elétrico que inclui todos os eventos associados a um batimento cardíaco. Em um Ciclo normal os dois átrios se contraem (sístole), enquanto os dois ventrículos relaxam (diástole) e vice versa.
4.1. Sístole Atrial
Quando se inicia o processo de batimento do coração, os átrios se contraem fazendo entrar certa quantidade adicional de sangue nos ventrículos. Assim as valvas atrioventriculares estão abertas à passagem de sangue e a pulmonar e as aórticas estão fechadas para que o sangue fique nos ventrículos e permaneça no coração.
4.2. Sístole Ventricular
Na sístole ventricular as valvas atrioventriculares estão fechadas e as semilunares abertas à passagem de sangue.
Durante o período de contração isovolumétrica (período de transição entre a sístole atrial e a ventricular), as valvas aórticas e pulmonares abrem-se iniciando a expulsão do sangue pelos ventrículos, que faz com que a pressão sanguínea atinja nos ventrículos direito e esquerdo, seus valores máximos. Nesse processo é importante observar que as artérias carregam para os pulmões sangue venoso (sem oxigênio) e que resulta no metabolismo celular e as veias carregam para o átrio esquerdo sangue oxigenado (arterial) vindo dos pulmões.
4.3. Diástole
Diástole é o relaxamento do músculo cardíaco, é quando os ventrículos se enchem de sangue, neste momento as valvas atrioventriculares estão abertas e as semilunares estão fechadas.
5. Pulso Arterial
Ao se palpar uma artéria o pulso arterial é percebido como uma expansão da parede arterial síncrona com o batimento cardíaco. A expansão é devida à distensão súbita da parede arterial originada pela ejeção ventricular na aorta e sua transmissão aos vasos periféricos. Na realidade, o pulso arterial é uma onda de pressão dependente da ejeção ventricular e, por isso, a análise do pulso arterial proporciona dados inestimáveis da ejeção ventricular esquerda, do mesmo modo que o pulso venoso expresse a dinâmica do