docs
O ambiente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem características potencialmente danosas tanto aos pacientes e familiares quanto à equipe. Este ambiente hostil pode gerar consequências a curto e longo prazo, como estresse, delirium, burnout e síndrome de estresse pós-traumático. Entre os principais componentes ambientais, o ruído é um dos mais marcantes(2). Têm-se detectado níveis altos de ruído em diversos ambientes hospitalares, como Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico e Enfermarias(3), porém as UTIs fornecem um ambiente único para que o excesso e permanência de ruído possam ser prejudiciais
O QUE CARACTERIZA RUÍDO?
O ruído é caracterizado por diferentes sons com diferentes frequências, que causam efeitos inesperados às pessoas expostas a ele, prejudicando sua saúde(5). Ou seja, é um som indesejável, desagradável e potencialmente perigoso à saúde. QUE DANOS O RUÍDO PODE CAUSAR?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que o ruído pode causar danos à saúde das pessoas expostas a ele, como:
Perturbar o trabalho, o descanso, o sono, a comunicação dos seres humanosPrejudicar a audição e causar reações psicológicas, fisiológicas e patológicas nos indivíduos expostosEntre vários danos fisiológicos, o ruído pode provocar distúrbios cardiovascularesRedução da saturação arterial de oxigênio, perda auditivaAumento de secreção gástrica, estimulação da hipófise e adrenalAlteração do sono fisiológico, imunossupressão e redução da cicatrizaçãoCOMO PROMOVER O SILÊNCIO NA UNIDADE DE INTERNAMENTO?
Evitar falar alto dentro do setor
Colocar o celular no modo silencioso
Não conversar no celular dentro do setor
Quando o paciente chamar, evitar responder alto – ir até a beira do leitoIMPORTÂNCIA DOS SINAIS VITAIS
Sinais vitais são aqueles que evidenciam