CIBERESPA O
Seu funcionamento depende da comunicação entre computadores por meio da conexão em rede. Na internet, a palavra “rede” deve ser entendida como uma grande teia onde as comunicações eletrônicas caminham na velocidade da luz. Essa teia é composta de milhares de sub-redes interconectadas. Dentre as sub-redes, a mais utilizada é a WWW (World Wide Web).
Conectando...
A chave para conectar a rede está no seu conjunto de regras de comunicação ou protocolos. Para o usuário, a execução dos protocolos da rede é, até certo ponto, fácil. Na medida em que não é necessário saber o que está por baixo da interface na tela, basta memorizar um plano técnico de indicações. É por isso que crianças de cinco anos já são capazes de se conectar a partir da memorização de uma pequena sequencia de ícones.
Comutação de pacotes
Os protocolos têm um método de transmissão que é a comutação de pacotes. Cada pacote indica os endereços na rede tanto na parte emissora quanto da receptora, a sequencia do número de cada pacote e um código para a verificação de erros. Por meio da informação dos endereços e das sequencias dos números, a mensagem é recondicionada no seu ponto de chegada.
Definindo ciberespaço
O termo ciberespaço foi criado em 1984 por William Gibson, no livro Neuromancer, referindo-se a um espaço virtual composto por cada computador e usuário conectados em uma rede mundial.
Existe um universo paralelo, que tem sua matriz na internet, que abriga informações de milhares de pessoas em portais e sites de todas as espécies. Consiste de uma realidade artificial ou virtual e, nessa realidade, os computadores são as janelas e os objetos vistos e ouvidos não são físicos, mas têm a forma, caráter e ação de dados, ou seja, informação pura.
VRML (Virtual Reality Modelling Language)
Em 1994 é apresentada a VRML, uma interface sensorial destinada à transmissão de imagens. A partir desse momento, as imagens podiam então se mover em cenários virtuais representáveis na