Chuvas ácidas
É por meio deste trabalho que iremos explicar as consequências das chuvas ácidas, sabendo que a denominação de chuva ácida é utilizada para qualquer chuva que possua um valor de pH inferior a 4,5 unidades.
Com o avanço da tecnologia, aumenta a atividade industrial e o consumo elevado de combustíveis fosseis a ele associados. Os poluentes lançados para a atmosfera são na sua maioria, substâncias instáveis, transformando-se, por oxidação noutras mais estáveis como sejam óxidos de azoto (NO e NO2), de enxofre (SO2 e SO3) e de carbono (Co e Co2).
Desenvolvimento
Consequências das chuvas ácidas
Para a Saúde
A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
Nas Casas, Prédios e demais edifícios A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.
Para o meio ambiente
Lagos Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
Desflorestação
A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.
Agricultura
A chuva ácida afecta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.
• Edificam o ambiente.
• A ocorrência de precipitação ( chuvas , de neve ou granizo ) sobre a terra transporta os ácidos(H2SO4, HNO3 e H2CO3) o que influência negativamente o ambiente.
• Efeitos prejudiciais sobre: regiões urbanas, industriais e regionais,