Química das transformações
No dia 18/01/2013 foi realizado pelas graduandas Amanda Angelo, Aurea Menezes e Fernanda Cristine, no laboratório de graduação da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, um experimento sobre calorimetria, que foi supervisionado pelos docentes Ricardo Galdino e Ana Paula de Azevedo.
Calorimetria é o estudo que calcula as trocas de calor em uma reação química. No primeiro experimento, utilizou-se um calorímetro manual, de isopor, e calculou-se a capacidade calorífica do mesmo, na reação de HCl com NaOH, medindo-se as temperaturas iniciais e finais.
Os resultados obtidos mostram que houve perda de calor para a vizinhança uma vez que o valor da variação de temperatura encontrado difere do valor teórico. No segundo experimento, determinou-se a entalpia de dissolução do nitrato de potássio, utilizando-se o mesmo calorímetro. Adicionou-se água destilada e posteriormente nitrato de potássio. Logo após, foi medido as temperaturas iniciais e finais, obtendo-se um ∆H de +15,73KJ/mol, diferindo do valor encontrado na literatura.
INTRODUÇÃO
Em toda reação ocorre transferência de calor de uma substância para outra. Quando este calor flui para dentro ou para fora de tais substâncias, estas variam sua temperatura, onde desta forma pode-se determinar o fluxo de calor. A medição desse fluxo é a calorimetria. O aparelho utilizado para medir a troca de temperatura que acompanha o processo é o calorímetro. A variação de temperatura de um calorímetro depende da sua capacidade calorífica, a quantidade de calor requerida para aumentar sua temperatura em 1ºC.A capacidade calorifica para 1g de substância é determinada como calor específico.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
* Um copo de isopor * Uma tampa * Um termômetro * Um agitador * Três provetas * Um vidro de relógio
Métodos:
Esse experimento foi dividido em três etapas que serão descritas a seguir:
1- Construir o calorímetro a pressão constante
Para