Transformações quimicas
As transformações químicas (reações químicas) são transformações em que uma ou mais substancias se transforma em novas substancias.Quando é apenas uma substancia que se transforma, a transformação química chama-se decomposição.Na natureza e no nosso dia-a-dia, ocorrem muitas transformações químicas, tais como: Cozinhar os alimentos, um material a arder (por ex; madeira ou gás), a formação de ferrugem, a fotossíntese de uma planta, a respiração de uma pessoa.
As transformações químicas são provocadas por vários fatores: Calor, luz, eletricidade, fricção ou choque (ação mecânica – por ex; quando se acende um fósforo).
Tungstênio
O tungstênio é extraído dos seus minérios em várias etapas. O minério acaba por ser convertido em óxido de tungstênio (IV), o qual é aquecido com hidrogênio ou carbono para produzir pó de tungstênio. Por causa do elevado ponto de fusão do tungstênio, não é comercialmente viável moldar lingotes de tungstênio. Em vez disso, o tungstênio em pó é misturado com pequenas quantidades de níquel ou outro metal pulverizado, e sinterizado. Durante o processo de sinterização, o níquel difunde-se no tungstênio produzindo uma liga.
Zinco
A produção do zinco começa com a extração do mineral que pode ser realizada tanto a céu aberto como em jazidas subterrâneas. Os minerais extraídos são triturados e, posteriormente, submetidos a um processo denominado flotação para a obtenção do mineral concentrado.
Os minerais com altos teores de ferro são tratados por via seca. O concentrado é queimado (calcinação) para transformar o sulfeto em óxido, que recebe a denominação de calcina.
O óxido obtido é reduzido com carbono produzindo o metal
(o agente redutor na prática é o monóxido de carbono formado).
Chumbo
Através da ustulação do minério de chumbo, galena, obtém-se como produto o óxido de chumbo que, num alto forno, é reduzido com a utilização de coque, fundente e óxido de ferro. O chumbo bruto obtido é separado