Transformaçoes quimicas
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
ENGENHARIAS DE PRODUÇÃO, MECÂNICA E QUÍMICA
Transformações Físicas e Químicas dos Materiais
Autores:
Orientação: Prof. Leandro Henrique W. Tavares
Relatório apresentado como requisito parcial à avaliação da disciplina “Química Geral e
Experimental”, 1° semestre de 2013.
Santa Bárbara d’Oeste,
Maio de 2013.
1 – Introdução:
Este trabalho apresenta, de maneira geral, os procedimentos e técnicas utilizados para caracterizar o tipo de transformação ocorrida nos experimentos realizados. Por meio da análise atenciosa dos dados coletados, verificando o estado inicial e final das amostras, assim como possíveis evidências de reações, pôde-se indicar o tipo de transformação em cada caso.
O trabalho está dividido em tópicos que visam proporcionar melhor entendimento acerca dos experimentos. Descreve-se primeiramente o objetivo desses, seguindo-se com os tópicos fundamentos teóricos, materiais utilizados e, posteriormente, o trabalho diverge em diferentes partes, onde cada qual pode ser encontrado os tópicos “Procedimento Experimental” e “Resultados e Discussão”. Por fim, encerra-se com o tópico “Conclusão.
2 – Objetivo: O objetivo deste trabalho está pautado no reconhecimento e caracterização das transformações (físicas ou químicas) das amostras pertinentes a cada parte do experimento. Através de diferentes meios, por meio da observação e da interpretação dos dados coletados, buscou-se o reconhecimento de cada transformação, isto é, se a mesma era química ou física.
3 – Fundamentos Teóricos:
A matéria que nos rodeia está em constante mudança, sofrendo inúmeras transformações. Um copo que parte, uma floresta que arde, o gelo das calotas polares que se fundem tudo isto são exemplos de transformações que ocorrem todos os dias. Estas transformações podem ser