Teorias psicologicas e a formação do educador
A psicologia é uma das disciplinas que mais ajudar o professor a desenvolver seus conhecimentos e habilidades necessárias para a construção do seu fazer docente. Tais conhecimentos teóricos auxiliam na superação dos desafios que emergem do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano.
Como o conhecimento técnico poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, constituir e transformar sua prática docente, fez-se necessário a elaboração de um quadro comparativo entre as teorias psicológicas de Piaget, Vygotsky, Freud e Skinner, de forma que pudesse gerar melhor compreensão e entendimento para o futuro docente.
TEORIA
Construtivismo
Sócio-Interacionismo
Psicanálise
Behaviorismo
AUTOR
Jean Piaget
Lev Vygotsky
Sigmund Freud
Burrhus Frederic Skinner – sucessor de John Watson
ANO
1919 – Início dos estudos experimentais sobre a mente humana e também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas
Pós-revolução russa de 1917, mas sendo descoberto no ocidente anos após sua morte, em 1934.
1873 e 1875 – Período em que cursou medicina
1895 – Começo formal
1945 em Filosofia da ciência do comportamento
LOCAL
Suíça/ França
Rússia
Áustria
Estados Unidos da América
HISTÓRICO
As teorias de Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa Valentine Châtenay.
As suas ideias foram desenvolvidas na União Soviética refletem o desejo de reescrever a psicologia, com base no materialismo marxista. O projeto ambicioso e a constante ameaça da morte (a tuberculose manifestou-se aos 19 anos de idade e foi responsável por sua morte prematura) deram ao seu trabalho, abrangente e profundo, um caráter de urgência.
Estudo fundamentado em observações em pacientes adultos. Sofreu influencia pelo contexto sócio-histórico-cultural em que viveu: o antissemitismo, a 1ª