Chuva
Sabemos que a água neutra tem o pH 7, a chuva torna-se naturalmente ácida pela dissolução de dióxido de carbono da atmosfera. O dióxido de carbono reage com a água para formar um ácido fraco. No equilíbrio, o pH dessa solução é 5,6, sendo a água naturalmente ácida pelo dióxido de carbono; qualquer chuva com pH abaixo de 5,6 é considerada excessivamente ácida.
O dióxido de nitrogénio (NO2)e dióxido de enxofre (SO2) podem reagir com substâncias da atmosfera produzindo ácidos, estes gases podem se dissolver em gotas de chuva ou neve, enxofre pode se transformar em ácido sulfúrico e ácido sulfuroso.
O que provoca a chuva acida
A chuva acida e a chuva que tem um ph muito ácido (abaixo de 4,5) enquanto a chuva normal tem um ph de aproximadamente 5,6 isto é causado quando o enxofre e o azoto presentes no ar reagem com o oxigénio, formando-se.Dióxido de enxofre e dióxido de azoto.
Prejuízos e Efeitos
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva. Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais
PRÉDIOS, CASAS, ARQUITETURA: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitectura, destruindo represas, turbinas hidreléctricas, etc. PREJUÍZOS PARA O MEIO AMBIENTE
LAGOS: os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem
ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida.
DESMATAMENTOS: a chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores utilizando-se mutuamente, agora duas árvores são atingidas pela chuva ácida e morrem, algum tempo após muitas plantas que se utilizavam da sombra destas árvores morrem e assim vão indo até formar uma clareira. Essas reações podem destruir florestas.
AGRICULTURA: a chuva ácida