Modelo osi
Serviços e protocolos de transporte
Provê comunicação lógica entre processos de aplicação executando em hospedeiros diferentes; Os protocolos de transporte executam em sistemas finais.
Serviços das camadas de transporte X rede: camada de rede : dados transferidos entre sistemas; camada de transporte: dados transferidos entre processos (depende de, estende serviços da camada de rede).
A rede vista pela aplicação
A aplicação origem entrega a mensagem para o protocolo da camada de transporte e o protocolo da camada de transporte entrega a mensagem para a aplicação destino.
Os protocolos da camada de transporte entregam dados para o protocolo IP e o protocolo IP entrega dados de um computador ao outro.
O destino final de uma mensagem é um processo
Processo é um programa que está rodando em uma determinada máquina. Os processos são identificados através de portas (números de 16 bits). Estes números são conhecidos como portas de protocolo.
Antes de fazer uma comunicação, as aplicações devem ser identificados por um número, isto é, devem se associar a uma porta
Só após se associar a um número, as aplicações passam a ter condições de solicitar serviços da camada de transporte. O sistema operacional local fornece uma interface através da qual os processos podem se associar a uma porta.
Só após se associar a um número, as aplicações passam a ter condições de solicitar serviços da camada de transporte
Para se comunicar com uma aplicação, a aplicação remetente precisa conhecer:
- O endereço IP da máquina de destino e;
- O número da porta dentro desta máquina, na qual a aplicação destino está associada.
Portas faixa de 0 a 1023 são chamados de portas conhecidas, ou seja, estão associadas a uma aplicação comum. conhecida. Acima de 1023 são chamadas portas altas.
Portas estáticas e dinâmicas
Existem dois tipos de portas:
- Portas estáticas ou conhecidas são portas associadas a