Historia benjamin franklin
Benjamin Franklin nasceu em Boston – EUA, na data de 17/01/1706, morreu em 17/04/1790. Durante a sua vida teve várias profissões como: jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estaduniense.
Sua juventude com seu pai Josiah Franklin e seus 20 irmãos( algumas fonte citam 17 irmãos) nascidos de dois casamentos, Benjamin foi o 15º filho, deixou os estudos aos 10 anos de idade e aos 12 começou a trabalhar com seu irmão, sendo aprendiz dele, em um jornal local. Passados alguns anos, em 1732, Benjamin já como compositor tipográfico, começou a publicar o “Almanaque do Pobre Ricardo”, a popularidade de Benjamin Franklin nos EUA com esta publicação é muito grande, tudo isso graças ao provérbios publicados no mesmo que ficaram famosos no mundo inteiro.Nesta época Franklin ainda ajudou a criar a primeira biblioteca pública da Filadelfia e ajudou a fundar a Universidade da Pensilvânia, onde foi contruído o primeiro hospital público da colônia, que mais tarde viria ser os EUA.Aos 47 anos com tipografias em todas as 13 colonias, Benjamin Franklin já tinha acumulado uma grande fortuna e decidiu se retirar dos negócios da tipografia.
Franklin nunca deixou de estudar, aprendeu vários idiomas e dedicava-se também as ciências, teve obras publicadas por toda a Europa , umas das mais importantes é a Experiências observações sobre a eletricidade , publicada em 1751. Em 1754 Franklin participou da assembléia da Pensilvânia, e no congresso de Albany apresentou um plano de união das 13 colônias inglesas.Foi até a Grã Bretanha várias vezes para tentar resolver a situação das colônias inglesas, mas somente em março de 1775 , junto com Samuel Adams e Thomas Jefferson fez parte do comitê que redigiu a declaração de independencia. Em 1783 Franklin viaja para a Grã Bretanha para assinar o tratado de paz entre os dois países( EUA e Grá Bretanha), e em 1785 Franklin retorna a Filadélfia e vive os seus 5