A viagem de duarte pacheco perreira ao continente americano
“Duarte Pacheco Pereira no Continente Americano”
Discente: Luís Miguel Da Silva Leal
Porto, junho 2012
Índice:
Introdução 2
Bibliografia de Duarte Pacheco Pereira 3-4
Conjuntura Política e Social 5 Tratado de Tordesilhas 6
Obra de Duarte Pacheco Pereira – Esmeraldo de Situ Orbis 7-9
Interpretação da Obra de Duarte Pacheco Pereira 9-10
O Descobrimento do Brasil 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução:
Integrada na licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, a cadeira Estudos Brasileiros apresenta como momento de avaliação a realização de um trabalho escrito do qual abordei o tema “ Duarte Pacheco Pereira no Continente Americano”.
Numa primeira parte apresentei uma bibliografia relatando os momentos mais importantes da vida de Duarte Pacheco Pereira.
De seguida, dei a conhecer a conjuntura política e social que se vivia na época dos Descobrimentos.
Importa referir o Tratado de Tordesilhas, uma vez que Duarte Pacheco Pereira teve um papel relevante aquando da assinatura, servindo de testemunha.
Duarte Pacheco Pereira foi o autor da obra Esmeraldo Situ Orbis, no entanto, é importante dar a conhecer diferentes interpretações da obra.
Por fim, saliento a Descoberta do Brasil e a questão sobre a verdadeira data da descoberta e a identidade de quem descobriu.
Bibliografia de Duarte Pacheco Pereira:
Duarte Pacheco Pereira nasceu em Lisboa por volta de 1460. Filho de João Pacheco e de sua mulher Isabel Pereira. Das suas ligações familiares sabe-se que era neto de Gonçalo Pacheco, tesoureiro da casa de Ceuta e um dos muitos servidores do Infante D. Henrique e filho de João Pacheco, que fez parte de uma expedição guerreira contra os turcos no Mediterrâneo oriental.
Duarte Pacheco Pereira nasceu em Lisboa por volta de 1460. Filho de João Pacheco e de sua mulher Isabel Pereira. Das suas ligações familiares sabe-se que era neto de Gonçalo Pacheco,