Chuva Ácida
CONCEITO
É um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade, causado pelos gases tóxicos liberados na queima de combustíveis como o carvão mineral, óleo diesel e o petróleo. Esses gases tóxicos – dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2), por exemplo – reagem com o vapor de água e outros componentes da atmosfera, originando ácidos os quais caem sobre a terra juntos com a água tempestade, neblina ou nevoeiro, formando a chuva ácida. A origem da chuva ácida está na fumaça que as chaminés das fábricas e os escapamentos dos carros lançam na atmosfera. Nem sempre a tempestade cai no mesmo lugar em que os poluentes foram liberados, porque as correntes de vento podem transportar os gases tóxicos por mais de 2 mil quilômetros.
EFEITOS
1. Efeitos da Chuva Ácida na Vegetação e no Solo: O PH alterado das chuvas faz com que o solo e a vegetação local fiquem fragilizados. As raízes das plantas encontram dificuldades na absorção de nutrientes do solo. Assim, a planta se alimentando pouco se torna mais fraca, desenvolvendo-se pouco e podendo até não resistir aos efeitos e morrer. Em contato com a vegetação das florestas, as gotas ácidas queimam as folhas das plantas, produzindo manchas amareladas e pequenos buracos. Com isso, reduz-se a capacidade da árvore de obter energia por meio da fotossíntese. As plantas passam a crescer mais lentamente e raramente atingem seu tamanho normal. No solo, a chuva ácida dissolve os principais nutrientes das plantas e carrega-os na enxurrada.
2. Efeitos da Chuva Ácida nos Ecossistemas Aquáticos: O visual de um lago acidificado não é diferente dos demais, porque, a diferença está abaixo da superfície. Os seres vivos sentem o efeito da acidez das águas na alteração de seus processos fisiológicos. Os efeitos são notados já quando o PH da água se aproxima do nível 6,0, por alguns crustáceos, plânctons e outras espécies mais sensíveis que começam a desaparecer. Abaixo de 5,0 o ambiente praticamente perece. A